
Novamente, refugiei-me nos lençóis da distância. Longe da minha realidade mais familiar, insisto em viver sob o céu que não conheço, a fim de esperar por lampejos de reflexão, que em casa já não sei mais ouvir.
Só de não andar preocupado, a objetividade que falta em meu caminhar sobra no discernimento de meus pensamentos. Quando não há pressa nem atraso, qualquer sensação tem o direito de tomar seu tempo.
Livre, acompanha-me pelas ruas o meu diálogo particular. Penso, vejo, penso. Argumentos vão e vem. Como pessoas, que levam adiante de mim algo que deixo com elas, para trás.
Um olhar, uma palavra, uma ilusão não terminada. Conversas desconhecidas sem nenhuma pretensão, a não ser as demandas do momento. Assim, o tempo só passa quando eu o faço passar.
Encontro em cada esquina um motivo para dobrar a rua: nenhum. Viajar é viver um mosaico, onde cada momento que se constrói é o pedaço de um significado, cuja grandeza não se faz entender no instante em que se vive.
(Marcelo Penteado)
5 respostas para “Distante, destoa, à deriva”
O último parágrafo fechou com chave de ouro. Como sempre, maravilhoso. Palavras mágicas que tocam o coração.
CurtirCurtir
Eu sou apaixonada pela sua forma de expressar as coisas. Amo seu modo de escrever. Parabéns!
CurtirCurtir
Vocês tem toda razão Márcia de Carvalho Rangel de Moraes: os textos do Marcelo são dignos de reconhecimento público e internacional. São mesmo excelência.
CurtirCurtir
Caro Marcelo,
Venho por meio desta, pedir sua autorização, como pesquisadora de uma renomada universidade, no Uruguai, para estar inserindo seu blog, em pesquisa que está sendo realizada por um grupo de pesquisadores, dessa mencionada universidade.
Somos um grupo de 10 pesquisadores, espalhados pelos países de línguas latinas.
Estamos buscando blogs que tenham “excelência” em suas publicações.
O “sigoescrevendo” enquadra-se, perfeitamente, no que consideramos “excelência” – blogs que publicam textos literários, de autoria.
Estaremos analisando seus textos, no período de junho a outubro, de 2014. Também analisaremos sua visibilidade, monitorando acessos e comentários.
Como o “sigoescrevendo” terá minha indicação, serei um dos pesquisadores responsáveis por estar monitorando-o.
No momento da escolha dos 10 melhores blogs de excelência, com publicações em línguas latinas, os 10 pesquisadores estarão envolvidos.
Na possibilidade, nada remota, de estares entre os quatro melhores, convido-o para visitares o Uruguai, no início de dezembro, como acompanhante desta pesquisadora. Caso seja do seu interesse conhecer a cultura desse país da América Latina.
Ademais, convido-o, publicamente, pela página do “sigoescrevendo”, a fim de que seus “seguidores”, admiradores, possíveis leitores de suas obras literárias, desfrutem de mais uma de suas conquistas. Reitero minha análise de que seus textos têm perfil literário, publicáveis, pois seu blog tem formato de um “ebook”.
Esta renomada universidade do Uruguai foi informada por outra renomada universidade de Madrid, que seu blog foi escolhido, no ano de 2013, como um dos quatro melhores, em língua latina, estando entre os três melhores do Brasil. Os critérios de escolha assemelham-se.
Autorizamos, caso seja do seu interesse, que este convite venha a ser publicado em sua página do “facebook”, pois não interagimos nesta rede social.
Agradeceria a possibilidade de encaminhar-me seu e-mail pessoal, para que possamos estar nos comunicando e possa dirimir possíveis dúvidas.
Aguardo sua resposta, até o final desta semana.
ATT,
Márcia de Carvalho Rangel de Moraes
CurtirCurtir
Perfeito como sempre… adoro como vc consegue descrever esta magia que viajar é… gratidão!
CurtirCurtir